Thursday 31 August 2017

Flores e Visitas


E para terminar bem o mês, escolhi flores...

Nos Países Baixos, oferecer e receber flores é prática comum. Se vamos a uma festa de aniversário, visitar um amigo ou jantar a casa dele, levamos flores. Estas foram-me oferecidas já em casa, após o meu primeiro internamento. Não recebi muitas, pois, à época, limitei as visitas, uma vez que estava muito cansada devido à complexidade da cirurgia e aos efeitos da anestesia com que fiquei ainda uns dias (eu precisava mesmo de dormir e descansar). Assim, nunca tive mais do que uma visita de cada vez e em dias intercalados e só daqueles com quem convivo mais. Ninguém estranhou (ou levou a mal) e notei que é algo perfeitamente compreendido e respeitado por aqui. Mas gostei imenso das flores que recebi, claro! Ei-las aqui:


















No Hospital, pedi que não me levassem flores. Em contrapartida, recebi revistas (boa!, embora a energia para ler não fosse muita, a beleza das imagens já ajudava), blocos de notas ( que me deram imenso jeito nas conversas diárias com os médicos e as enfermeiras), uma garrafa de vinho (que abrimos semanas mais tarde para comemorar) e chás e produtos de beleza da Rituals, que só usei semanas depois, mas gostei imenso por me lembrarem que ainda podia ficar bonita, apesar do meu ar cansado e abatido e do cheiro da anestesia que me saia pelos poros.

Entretanto, também recebi cartões a desejar as melhoras, algo muito comum por cá, onde há postais para todas as situações e mais algumas. Depois, mostro. 


Bom fim-de-semana!

18 comments:

PNLima said...

Por muito efémeras que sejam, animam!

Margarida Elias said...

Que belas flores! E mereces todos essas prendas!
Já recebi o teu postal de que gostei muito!
Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Paula,

Verdade! Todas estas cores levantam logo o astral, como dizem os brasileiros.
E tornam o ambiente mais bonito, mais acolhedor.
Bj

Presépio no Canal said...


Margarida,

Muito obrigada!! :-)
Que bom que gostaste do postal. Quando o vi, pensei logo em ti. :-)
Beijinhos!

Rui Luís Lima said...

As flores terminam sempre por oferecer uma certa alegria de viver ao espaço que habitam e terminam sempre por nos contagiar com essa mesma alegria de viver.
PS - Muito obrigado pelo postal, direi mesmo que é a nossa cara, até tem a Torre Eiffel!
Beijinhos!
Rui

João Menéres said...

Só eu não te mandei nada...
Estou envergonhadíssimo !


Um beijo, querida Sandra.

bea said...

Que flores tão bonitas! Gostei especialmente da primeira. Agora é recebê-las em casa:). E ofertá-las em visitinhas:).
Bom Fim de Semana

Presépio no Canal said...

Rui,

Que bom que o postal já chegou e gostaram. Assim que o vi, pensei:"Olha, a Paula e o Rui!". :-)
Beijinhos!

Presépio no Canal said...

João,

Mas fizeste-me uma oferta ainda maior e pela qual te estou eternamente grata. A tua casa, lembras-te? Se optasse por PT...
Muitos beijinhos!

Presépio no Canal said...


Bea,

Obrigada. :-)
Há ramos muito bonitos por cá, quer nos supermercados, quer nas floristas. Gosto imenso de ter flores em casa e cá são mais em conta.
Bom fim-de-semana!

myra said...

eu agora tambem vivo naHolanda. Em Alkmaar, e realemmente as flores aqui sao maravilhosas..para compensar o horrivel clima!!!!! Joao me disse que vce sabia muitas coisas de coisas que tenho...cistitis, cistocopie, e como tenho 90 anos, tenho medo de tudo, ele disse que voce poderia meajudar, nao sei como, ma s te escrevo pqe ele me disse de te contactar!
nao quero de geito nenhum molestar.vou dar uma olhada aqui no teu blog...
e mandote um beijinho

Presépio no Canal said...

Olá, Mira!

Fez muito bem em contactar. Ia (e vou) contactá-la por mail este fim-de-semana (o João deixou-me o seu endereço de email).
Alkmaar é uma cidade muito bonita.
Compreendo perfeitamente os seus receios. Falaremos melhor por mail e até pessoalmente. :-) Para já, o que lhe posso adiantar, é que, a nível hospitalar, a minha experiência foi muito positiva. Os médicos são muito entendidos e as equipas muito humanas, o que ajuda imenso e torna tudo bem mais fácil. ;-)
E já agora, quais são a suas flores favoritas? Queremos levar-lhe um bonito ramo quando aí formos. :-)
Beijinho e as melhoras! :-)

João Menéres said...

MYRA

VAIS ADORAR A SANDRA !

Sandra said...

Lindas flores e desejo-lhe rápidas melhoras. Bom fim de semana.

Presépio no Canal said...

João,

:-)) És muito simpático. Espero não desiludir.

Beijinho!!

Presépio no Canal said...

Sandra,

Muito obrigada pela visita e o simpático comentário. :-)

Bom fim-de-semana!

MR said...

Concordo com o que a Paula Lima diz.
Boa tarde!

Presépio no Canal said...


MR,

Gosto imenso de flores - ainda hoje, comprei um ramo de gerberas e rosas brancas, no supermercado, que já coloquei na mesa de jantar. :-)
Boa noite!