Friday 11 November 2016

Sint Maarten


Hoje à noite, a luz da porta da frente vai estar acesa para que os petizes saibam que estamos à espera deles. Estes bandos de pardais à solta costumam vir em grupo e acompanhados pelos respectivos progenitores, que ficam à entrada do nosso pequeno jardim, enquanto os passarinhos cantadores avançam, tocando à campainha. Quando abro a porta, ternas vozes infantis ecoam corajosamente, pela noite fria, liedjes (canções) de São Martinho, comigo a aguardar, caladinha, de malga na mão. No final, um elogio e a oferta de chocolates. Geralmente, cada criança só costuma retirar um chocolatinho, numa postura muito educada e frugal, como se quer, numa parte do país maioritariamente Calvinista. É uma noite em que elas, as crianças, são soberanas da festa, entre as canções tradicionais, passadas de pais para filhos, e os balões de papel iluminados, feitos na escola ou em casa, durante estes dias. É também, para mim, o dia em que o Outono formalmente se despede, para dar lugar à preparação da chegada do São Nicolau, que anuncia, no meu imaginário, a chegada oficial do Inverno, nestas terras abaixo do nível do mar.

Um bom dia de São Martinho para todos!


23 comments:

bea said...

O dia de S. Martinho é hoje?!
Não interessa. As vozes das crianças são na verdade um encanto. É um costume bem bonitinho e agradável.

Presépio no Canal said...


Bea,

É verdade! :-) Gosto muito desta tradição.
Bom fim-de-semana!

PNLima said...

Que bela tradição, não haja dúvida!
Daqui a pouco vou ouvir a música!
Bom S. Martinho!

Sami said...

Que tradicao tao interessante Sandra.
Aqui, dia 11 as 11h da manha, comemorou-se o dia da Lembranca (Remembrance day) para lembrar os mortos das guerras, que e comemorado em todos os paises da Commonwealth.
As pessoas usam papoilas nas lapelas e observam 1 minuto de silencio as 11h enquanto na radio e tv toca "The last post".

Presépio no Canal said...


Paula,

Lá pelas 18 horas, devem começar a chegar. Já escolhi o polar que vou vestir para recebê-las à porta. Está tanto frio!! Quem serão os corajosos?
Bom São Martinho!

Presépio no Canal said...


Sami,

O dia por aí também é interessante. Acho muito importante lembrar quem já partiu em defesa da Pátria e dos valores que defendemos.
Bom fim-de-semana!

PNLima said...

Estive a ouvi-los cantar! Lindo! Mantem-te quentinha. Eles vão mesmo ter que ser corajosos! Tive a ver a temperatura em Amesterdão: dois graus??? dois?? Agasalha-te!

Presépio no Canal said...


Paula,

Idem, aqui. Ainda por cima mais húmido (isto é um polder).
Tenho de ir buscar o caixote do papel e estou a tentar arranjar coragem. O frio é cortante.

Rui Luís Lima said...

Confesso que desconhecia esta tradição, bem bonita que nos oferece neste belo texto a celebrar o dia de São Martinho. O video é magnifico, quase que diria que o Natal está ao virar da esquina.
Bom dia de São Martinho!

Agnes said...

Oh, que giro, não conhecia! Gosto sempre de aprender um bocadinho mais sobre as tradições do sítios, essa na Holanda escapou-me!

Presépio no Canal said...


Mr V.,

É uma época muito mágica nos Países Baixos (pelo menos sinto assim), entre o São Martinho, o São Nicolau e o Natal.
Boa noite de São Martinho! :-)

Presépio no Canal said...

Agnes,

Nos nossos dois primeiros anos por cá, em que vivemos num apartamento no centro da cidade, as crianças nunca vieram tocaram à campainha. Só depois, quando viemos para aqui, um bairro de casas térreas, deu para viver mais esta tradição.

Boa noite de São Martinho! :-)

ana said...

Sandra,
Acho uma tradição bonita.
Aqui faz-se algo semelhante no dia do Bolinho, dia dos finados.
No entanto, este é um dia mais bonito para se festejar.
Também gosto do Natal, aí não com o mesmo significado que para nós.

Beijinho.:))

ana said...

Ah, Boa noite de S. Martinho com castanhas.
Beijinhos. :))

GL said...

Que tradições tão bonitas mantém por aí. Por cá o mais parecido que temos é as crianças a pedir o pão por deus e, no dia das bruxas - uma "tradição" importada - a bater de porta em porta, com a engraçada frase: doçuras ou diabruras. Quem não der a doçura arrisca-se.:)

A voz das crianças é uma delícia, gostei muito.

Beijinho, Sandra.

Presépio no Canal said...

Ana,

Não conhecia o Dia do Bolinho. Hei-de pesquisar. :-)
Ana, não percebi muito bem a tua última afirmação sobre o Natal não ter o mesmo significado...Agora, deixaste-me curiosa. :-) A única diferença que noto é o facto dos Protestantes não fazerem a consoada a 24 de Dezembro. Mas a 25, festejam o Nascimento de Jesus e também se reúnem em família. Uma outra diferença é o feriado a 26, dia que é aproveitado para estar ou passear com a família.
Espero que tenhas tido uma boa noite de São Martinho. :-)
Tínhamos castanhas para assar, mas acabámos por não fazer. Ontem, deitei-me muito cedo.
Beijinhos! :-)

Presépio no Canal said...


GL,

A primeira vez que ouvi falar da tradição do Pão por Deus foi através da Margarida, já estávamos cá. Tenho pena de nunca ter vivido essa tradição em criança, que me parece bem engraçada. Também tenho pena que certas tradições nossas não sejam mais divulgadas e outras que pouco têm a ver connosco já lhes seja dado mais protagonismo.
Beijinhos e bom fim-de-semana. :-)

Os olhares da Gracinha! said...

Que linda tradição!
Bom São Martinho...bj

Isabel said...

Muito bonito!
Também tenho pena que não se valorizem mais algumas das nossas tradições, nomeadamente "O santorinho" ou o "Pão por Deus", que creio que é mais ou menos a mesma coisa, e se "importem" dias das bruxas, que é quase um carnaval antecipado (ao qual já não consigo fugir, na escola).

Bom domingo:)

Presépio no Canal said...

Graça,

Obrigada!
Votos de bom domingo! :-)

Presépio no Canal said...


Isabel,

Nunca tinha ouvido falar no Santorinho. Muito aprendo convosco, que bom! :-)
Obrigada! Votos de bom domingo também para si. :-)

Margarida Elias said...

É um costume muito engraçado. Beijinhos! :-)

Presépio no Canal said...



Margarida,

E apesar do frio, ainda vieram 8 grupos de crianças. ;-)

Beijinhos!