Thursday 22 September 2016

Beras Kentjoer e Kunjit Assem - duas bebidas indonésias benéficas para a saúde



Lembram-se de vos ter dito que tínhamos ido ao Festival Indonésio de Comida, Música, Arte e Cultura, o "Pasar Raya 2016", em Wassenaar, perto de Haia? Foi no início deste mês. Nessa semana, fiz um post sobre as palavras indonésias de origem portuguesa, a propósito do cartaz à entrada do recinto do festival. Mas depois, não cheguei a partilhar convosco fotografias do festival, nem vos falei sobre duas bebidas 100% naturais, à base de plantas, que experimentei por lá, e gostei muito. Hoje vamos pôr essa escrita em dia. ;-)

Na foto abaixo: comida do Bali.

Não experimentei, mas ficou na minha mira para a próxima.
Tinha um aspecto delicioso. E só vi à saída. Naquele momento, já não conseguiria comer um prato tão bem recheado...



Se bem se recordam, um casal amigo convidou-nos para irmos com eles a este festival. A primeira impressão foi logo muito positiva, por causa da organização. Junto ao parque de estacionamento, onde deixámos o carro, havia um autocarro muito confortável para nos transportar até ao recinto do festival. Autocarro e festival gratuitos (como todos os festivais a que temos ido cá).

Na fotografia abaixo, os senhores com quem tirei, depois, uma fotografia, já com a coroa de rainha.



Reinado de curta duração, que antes e depois de mim, houve mais rainhas. Mas já dizia Dona Luísa de Gusmão: " Antes rainha uma hora, que duquesa toda a vida". ;-))  E "os meus" guerreiros eram muito simpáticos: um deles até conversou comigo (muito brevemente) sobre os colares em osso, que estavam na tenda ao lado.

Ao cirandar pelas diversas tendas, tomei contacto, pela primeira vez, com duas bebidas indonésias caseiras, sem produtos químicos, e feitas exclusivamente à base de plantas. Gostei tanto, que acabei por trazer uma garrafa de cada para casa.Na fotografia abaixo, os nomes e benefícios destes sumos caseiros.




Eu gosto de experimentar bebidas e comidas diferentes e quando sinto que trazem benefícios para a minha saúde, gosto de introduzi-las na minha alimentação. Foi o caso aqui, em que as bebidas cumpriram o prometido: nada de estômago inchado e dores pré-menstruais, o intestino a funcionar que nem uma maravilha e mais energia.

Aconselho, sobretudo, a mulheres que sofrem dos sintomas atrás descritos, o Kunjit Assem. Segundo percebi, de acordo com as minhas amigas indonésias, o Kunjit Assem é-lhes dado a beber na adolescência, a partir do momento que se tornam senhoras (como se dizia antigamente), na semana anterior à menstruação, para evitar ou aliviar as dores. Pelo que entendi, 3 copos, nessa semana, serão suficientes para este efeito (mas eu bebi um pouco mais, que o sumo sabe bem). A amiga, que me levou a este festival, dizia-me também que a mãe dela lhe dava esta bebida para ela ficar com a pele mais bonita ( e a verdade é que a minha amiga tem uma pele muito suave, impecável). Esta bebida, por ter mais curcumadeverá ser bebida em menor quantidade que a primeira bebida abaixo descrita, Beras Kentjoer, que se destina sobretudo ao nosso bem-estar geral e pode ser bebida com mais regularidade.

NB: No meu caso pessoal, não vi necessidade de contactar previamente o meu médico antes de tomar estas bebidas, mas claro que devem fazê-lo se isso vos deixar mais tranquilas.

Já alguém aí experimentou estas bebidas? E que tal? Gostaram?

Muito simpaticamente, a Menuet Catering disponibilizou-me informação mais detalhada que partilho convosco mais abaixo. 

Para aqueles que vivem cá e possam estar interessados:
Neste momento, o restaurante está fechado, mas eles estão contactáveis via Facebook, email e telefone. No meu caso, como gostei tanto, acabei por ir a Rijswijk de propósito, para comprar mais garrafas (foi aí que lhes pedi o favor de me enviarem a informação sobre os ingredientes e os benefícios por mail, uma vez que eu queria fazer um post sobre as bebidas).


JAMOE BERAS KENTJOER (KENCUR)


Ingredientes



Arroz (Rice)
Curcuma (Turmeric)
Gengibre (Ginger)
Tamarindo (Tamarind)
Açúcar de Palma Javanês (Javanese Palm Sugar)
Folhas de Pandan (Pandan Leaves)



Benefícios


Acalma o estômago inchado devido aos gases.
Reduz o ácido gástrico e alivia em caso de úlceras.
Reduz o nível colesterol.
Aumenta a vitalidade.
Reduz a dor muscular.
Trata a tosse.
Tratamento natural para aliviar dores de cabeça e enxaquecas.


JAMOE KUNJIT ASSEM

Ingredientes



Muita curcuma.
Gengibre.
Tamarindo.
Açúcar de Palma Javanês.


Benefícios


Reduz e pode até eliminar dores e inflamações (a corcuma é um anti-inflamatório muito forte).
Combate a gordura (bebida dietética).
Ajuda a regular o nível de açúcar no sangue.
Reduz a dor menstrual.
Ajuda a regular o ciclo menstrual.
Combate o envelhecimento e torna a pele mais bonita.
Tem um nível elevado de antioxidantes.
Ajuda no tratamento de artrite, cancro, diabetes, doenças do coração e de Alzheimer.


Na página do Facebook da Menuet Catering, encontram um video que mostra como as bebidas são preparadas.

Neste link, podem obter mais informação sobre os benefícios da curcuma.


10 comments:

João Menéres said...

Não sou muito dado a experimentar comidas e bebidas.
Naturalmente que sei que perco muita coisa boa...

bea said...

Uns milagres em estado líquido, portanto. E saborosos :).

Presépio no Canal said...

João,

Gostei muito do sabor destes sumos. Bebem-se muito bem, sobretudo fresquinhos. :-)

Presépio no Canal said...

Bea,

Sim, muito saboroso. :-) Já conhecia os benefícios do sumo de tamarindo (bebi no Curaçao) e do chá de gengibre (que bebo regularmente, frio ou quente), mas da curcuma, ainda não. Foi uma boa descoberta.

MR said...

Eu gosto de experimentar comidas, já bebidas... Não sou muito de acompanhar refeições com sumos: ou água ou vinho. E chá, quando vou ao chinês, de Inverno.
No geral não gosto de bebdas doces e então para acompnahr refeições...
Aqui há dois ou três anos soube que a curcuma é boa para a saúde. Pão de curcuma é bastante bom. Gosto muito de gengibre.
As comidas de Bali têm um ar apetitoso.
Acho que nunca comi comida indonésia, mas comi várias comidas comida timorense que não deve andar longe, embora tenha influência portuguesa.
Bom dia!

Presépio no Canal said...


MR,

Nunca tinha ouvido falar em pão de curcuma. Depois de ler o seu comentário, fui procurar imagens na net e parece apetitoso, sobretudo quentinho e com manteiga. A ver se procuro por cá para experimentar.
Comida timorense nunca provei e gostava. Há uns anos, conheci de passagem uns timorenses e fiquei com muito boa impressão das pessoas. Doces, humildes, e com um grande amor a Portugal.
A comida indonésia tem alguma influência portuguesa, sobretudo nos rissóis e nos pastéis (as palavras até são parecidas e creio que de origem portuguesa).
Bom dia!

Margarida Elias said...

Deve ser bom, mas tem ingredientes difíceis... Beijinhos! :-)

Presépio no Canal said...


Margarida,

Por acaso, não sei se nos restaurantes indonésios de cá, estes sumos são servidos. Ainda hei-de ver. Em Portugal, há restaurantes indonésios? Por vezes, sinto-me desactualizada.
Beijinhos! :-)

Margarida Elias said...

Sandra - Nunca ouvi falar de restaurantes indonésios por cá. Acho que a Holanda é mais cosmopolita. Ando com vontade é de ir a um nepalense porque já ouvi dizer bem - e nepalenses há agora muitos, em LIsboa. E descobri outro sítio para lanchar contigo cá - https://www.facebook.com/Leitaria-da-Quinta-do-Paço-141857912579779/?fref=ts. Beijinhos! :-)

Presépio no Canal said...

Margarida,

Fui ver a página. Tudo com tão bom aspecto!
Claro que sim! Vamos lá! ;-)
E gosto do nome. Já há muito tempo que não ouvia falar em leitarias.
Obrigada, Amiga! :-)
Beijinhos!!