Monday 25 January 2016

No Twee Spieghels: Jazz em Leiden



Leidse Jazzweek 2016

No passado Sábado, à tarde, no bar
De Twee Spieghels

Gostei imenso do espaço, pequeno e acolhedor, e queremos voltar. Temos ido muito pouco a concertos de jazz e não se justifica. Afinal, nem há consumos mínimos ou obrigatórios. Das vezes que assistimos a um concerto de jazz (Delft, Amsterdam e agora Leiden), é chegar, entrar e deixar-se ir pela música. Desta vez, foi ao sabor de uma Hertog Jan. De pé, e sem queijo acompanhado de mostarda, ao contrário de Delft e Amsterdam. Mas igualmente bom, ao som de John Coltrane. E then again, em que tudo o resto ficou lá fora...



Robert Koemans Quintet

Um grupo jovem e muito bom, que leva o nome do pianista.
Do grupo, o baterista foi o meu preferido.


A foto acima foi tirada por um holandês de Groningen  que estava ao meu lado.
petite portuguesa (eu), que tinha um espécime dos homens mais altos do mundo à frente (ou seja, um holandês) e não conseguia, por isso, apanhar todos os músicos na fotografia, gostou da oferta gentil. Falámos várias vezes nessa tarde, mas nunca cheguei a saber como se chamava. "Where are you from?" perguntou-me (ouviu-me falar em português com o meu marido). "Portugal", respondi-lhe. Os olhos iluminaram-se e disse-me que esteve em Lisboa com os pais, quando era miúdo. A namorada dele, alemã, contou-me também que tinha um amigo português, músico, que sentia muitas saudades de casa. E a partir daí, falámos de saudades, da dificuldade com a língua (para ela mais fácil, claro), de virmos sozinhos ou em casal, dos motivos que nos trouxeram cá (a ela e a nós), de Almere e de Leiden, de Lisboa, Fado e espiões no Estoril na Segunda Guerra Mundial e da Noite de Santo António. Ela perguntou-me se voltávamos à noite. Disse-lhe que não sabia, que logo veríamos. Não voltámos e vim embora sem saber o nome dela também...

Fotografia tirada ao espelho, junto ao banco corrido, onde o casal estava sentado.






6 comments:

João Menéres said...

Muito bem relatado esse encontro !
Pano para mangas os temas abordados.
Até me admira como não trocaram endereços !...


Um beijo amigo.

Presépio no Canal said...

João,

:-)) Entretanto, chegou uma amiga dela, alemã, deixei-os mais à-vontade e fiquei a ouvir a música. Mas quem sabe, o destino não nos cruza outra vez...
:-)
Beijinho amigo.

Os olhares da Gracinha! said...

É sempre bom partilharmos momentos em espaços lindos e atrativos!
Gostei do tema musical! Bj

Presépio no Canal said...

Graça,

É verdade! E lá no seu cantinho, de onde acabei de vir, já fiquei a saber de mais um espaço que vou querer conhecer. ;-)
Bj

Margarida Elias said...

Parece agradável. Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Margarida,

É um local aconchegante e o palco é muito bonito.
Beijinhos!