Thursday 20 November 2014

Amsterdam's favourites


Talvez o meu sítio preferido em Amsterdam: a Spui, uma praça no coração da cidade, também ela "roubada" às àguas, lá pelo ano de 1882. 

Nesta praça, há uma porta que considero "mágica". Para quem  não sabe, julga tratar-se de uma porta como todas as outras, que pertence a uma casa particular, mas, não é bem assim...




Os meus amigos ficam sempre muito espantados quando, sem estarem à espera, me vêem a empurrar esta porta e a entrar. "Mas onde é que ela vai?" perguntam, sobretudo, quando lhes digo para virem comigo e seguirmos pelo corredor estreito e escuro. Até que soltam os "Ah!" e os "Oh!", quando se deparam com uma praça ajardinada, onde existem duas igrejas (uma católica e outra anglicana) e a casa de madeira mais antiga da cidade - tudo isto rodeado de casas com pequenos jardins. A última vez que lá estive, há bem pouco tempo, já depois do meu regresso à Holanda, foi com a minha compatriota I., que, por acaso, já conhecia este oásis de verde e paz no coração da cidade, mas não sabia desta entrada. Se clicarem em Begijnhof, podem ver como o jardim é bonito e acolhedor.

Há uma outra entrada que também gosto muito e que já falei aqui: é esta, na foto abaixo, na Kalverstraat, 92 e que nos leva à esplanada do Amsterdam Historisch Museum. Para a I., foi outra boa surpresa...




Esta linda entrada dá para uma simpática e sossegada esplanada, onde, geralmente, gosto de me encontrar com as minhas amigas e conhecidas. É uma área muito central e tranquila, propícia a conversas mais intimistas, e, para quem tem crianças, mais segura.




Também se come muito bem por lá, como podem ver na fotografia (tirada com a M., meses antes do regresso dela a Polónia).



5 comments:

Os olhares da Gracinha! said...

Sem dúvida que detrás de uma porta pode haver uma bela surpresa!!!
Gostei! Bj amigo

João Menéres said...

Mais um segredo desvendado pela Sandra !

E, assim, vamos conhecendo Amsterdam...

Um beijo, Sandra.

Sami said...

Que porta magica Sandra! Ja vi no google maps que o Museu e a Praca Spui ficam pertinho uma da outra, ja estao na lista de coisas a visitar em Fevereiro!

Margarida Elias said...

Tenho de um dia ir visitar-te, sem dúvida. Muitos beijinhos e MUITOS PARABÉNS!!!!

ana said...

Parabéns, Sandra.
Desejo que tudo seja a maravilha que procuras.
Beijinho. :))