Saturday 31 August 2013

Curaçao: The Sunset in Jan Thiel



"My mother is a big believer in being responsible for your own happiness. She always talked about finding joy in small moments and insisted that we stop and take in the beauty of an ordinary day. When I stop the car to make my kids really see a sunset, I hear my mother's voice and smile."
Jennifer Garner

No dia 21 de Agosto, na praia de Jan Thiel...







No dia seguinte, igualmente, um pôr-do-sol muito bonito...





"I dream of fire..."

 

Thursday 29 August 2013

Curaçao: Grote Knip Beach


Curaçao, Grote Knip Beach

"A voz do mar é sedutora; nunca cessa, sussurrando, clamando, murmurando, convidando a alma a vaguear por um feitiço em abismos de solidão; se perder em labirintos de contemplação interior. A voz do mar fala com a alma. O toque do mar é sensual, envolvendo o corpo suavemente, num abraço apertado."

Kate Chopin, The Awakening, 1899


Os sublinhados são meus e reflectem muito bem como me senti nestas águas de Grote Knip - e, já agora, nas de Kleine Knip e Jan Thiel


Águas frescas que nos envolvem num abraço mais que desejado, face ao sol abrasador, que nos queima, que nos arde; águas límpidas, de uma claridade imensa, cheias de sal, que nos desvendam a alma e pedem entrega; águas limpas de pedras no meu caminho e que me permitem um espírito sereno, mais impulsivo, até.


Embora, neste particular, nem todas as praias do Curaçao sejam assim, como Grote Knip, onde é fácil caminhar nas águas. Cas Abao, por exemplo, tem muitas pedras. 


Mas ambas nos rasgam, com a mesma luz ofuscante, incandescente, avassaladora, que nos domina por completo...

(todas as fotos são de Grote Knip)

U2, Beautiful Day

"See the world in green and blue..."

Tuesday 27 August 2013

Temos estado no outro lado do Reino


Ontem, e após termos regressado, este fim-de-semana, de uns maravilhosos 8 dias de praia, fui ao médico, que acabou por confirmar a otite que eu já suspeitava (por acaso, my first one), devido às dores no lado direito do rosto. Agora, estou a antibiótico e a gotas e, ainda esta semana, volto ao International Health Center em Haia, onde sou seguida, para desbloquear o ouvido. Não foi a melhor forma de regressar de férias, mas adorei estes dias, que foram incrivelmente bons, e sinto-me relaxada e muito bem.

Não me lembro se já referi aqui, mas é muito fácil ir de nossa casa até ao aeroporto de Schiphol, em Amesterdão. Basta apanhar o autocarro até à estação de Almere Centrum e, de lá, o comboio que nos deixa mesmo no interior do aeroporto. No entanto, optámos por ir de carro, e deixar o nosso velho "bólide" de 11 anos, no parque de estacionamento de longa duração. À nossa espera, estava alguém da agência de viagens para indicar que podíamos fazer o check-in da bagagem já ali, o que se revelou muito mais rápido e, consequentemente, muito mais cómodo. Já com o carro parqueado e a bagagem entregue, fomos de shuttle para as "Partidas" e, desta vez, conhecemos a parte destinada aos vôos intercontinentais. Schiphol é mesmo um aeroporto muito bonito! Just to let you know,  o Rijksmuseum tem aqui uma ala...;-)

Desta vez, viajámos em primeira classe (Premium Comfort Class). Fomos pela ArkeFly, a companhia aérea da agência onde comprámos o nosso pacote de férias. Segundo alguns amigos, não é uma Primeira Classe tão boa como a de outras companhias como a Lufthansa (onde nunca viajei, que me recorde), mas estivémos muito bem. Para mim, foi uma estreia, pois viajo sempre em económica, mas como era uma viagem de longo curso, achámos melhor assim.

Foi a primeira vez também que visitei outro continente e que cruzei o Oceano Atlântico. E adorei a experiência, sobretudo para lá. O céu estava azul, azul e as nuvens pareciam desenhar paisagens.

Tratando-se de uma viagem de 9 horas, havia que manter-me ocupada. Vi, pela primeira vez, o filme "Hitchcock" com o Anthony Hopkins e a Helen Mirren, revi o "Argo" com o Ben Affleck e ainda ouvi música Jazz.

O catering também me deixou satisfeita. A comida estava boa e saborosa e houve bebidas e snacks durante a viagem.

Na viagem de ida, fomos numa fila lateral de dois lugares e os assentos pareceram-nos mais espaçosos, mais largos. No entanto, na viagem de regresso, como fomos colocados numa fila de três lugares, os assentos pareceram-nos mais estreitos e apertados, para além de não terem pedais de apoio (era a primeira fila). Sendo de noite, o corpo pedia que dormíssemos, mas a posição era muito desconfortável, e ainda fiquei com dores no pescoço, apesar da almofada. Decidimos que, numa próxima vez, marcamos os lugares. Para além disso, vim quase surda do ouvido direito. Tentei distraír-me e voltei a ver o filme "Hitchcock"- desta vez, sem auscultadores e concentrando-me na legendagem em Neerlandês.

A viagem de regresso à Holanda acabou por revelar-se bem mais cansativa também por um outro motivo. Em vez de 9 horas foram 10 mais um bocadinho, pois ainda parámos em Aruba para deixar e recolher passageiros e não pudémos partir de imediato devido a um problema informático na torre de controle. Os hospedeiros manifestaram logo muita presença de espírito e não esperaram que a viagem se reiniciasse para começar a distribuir os jornais, as águas e os sumos de laranja - o que foi óptimo, para nos manter distraídos e ocupados. Desta viagem de regresso, vou recordar, sobretudo, um dos hospedeiros, que pela sua boa disposição, nos ajudou a suportar os inconvenientes da espera em Aruba e a nossa própria impaciência e resmunguisse durante a noite.

A esta altura, já calculam onde estivémos. Sim, na outra parte do Reino dos Países Baixos, num país agora independente, mas que já fez parte das Antilhas Holandesas e cujo nome tem origens portuguesas, o Curaçao. A língua oficial do país é o Neerlandês, mas a lingua-mãe é o Papiamentu e nela podemos encontrar muitas palavras de origem portuguesa. Devo acrescentar, que foi uma delícia ouvir as mensagens dos pilotos em Papiamentu.

Por isso, meus queridos amigos e leitores, sejam "Bon Bini!" (Bem vindos) aos próximos posts sobre as nossas férias no Curaçao!


Wednesday 21 August 2013

Amsterdam: Red Light District


E, quando forem ao Red Light District,  visitar a Igreja no Sótão, Ana, aproveitem a beleza destes dois spots, mesmo ao pé...



Monday 19 August 2013

Amsterdam: Jordaan


E quando forem visitar a Casa de Anne Frank, Ana, não deixes de reparar neste edifício quase em frente, no outro lado do canal,



e tomar um café no T'Smalle. Lá dentro ou cá fora. Vale a pena.



Saturday 17 August 2013

Amsterdam: AHM e Kalverstraat


Esta é a entrada mais conhecida para o Amsterdam Historisch Museum. No entanto, Ana, como vens da beguinaria, entrarão por outro lado, também interessante por outras razões. Contudo, quando terminarem o lanche, podem e devem sair por esta passagem tão bonita,


para apreciar alguns dos edifícios (como o do Café Luna) da principal artéria comercial da cidade, a  Kalverstraat. A rua é muito movimentada, mas tem muito interesse do ponto de vista histórico e arquitectónico. De qualquer das formas, não te preocupes, pois o vosso passeio já irá decorrer quando as lojas estiverem a encerrar e terás mais espaço e sossego para apreciares tudo o que quiseres e desejares...


Thursday 15 August 2013

Amsterdam: Igreja de São Francisco


Igreja de São Francisco (1883) da autoria do arquitecto holandês Alfred Tepe (1840-1920).

Fica situada no Singelgracht, 448, próxima do mercado das flores (este um pouco mais acima) e da Spui (basta atravessar para o outro lado da rua).

Isto é só "um cheirinho", Ana...;-)




Tuesday 13 August 2013

Amsterdam:Edifício Hélios

Ana,

A partir de hoje, vou postar algumas fotos dos locais de Amsterdam que te sugeri.
É para te aguçar o apetite... ;-)
Enjoy!

Spui - A praça que te falei, onde se realiza o mercado de livros à sexta-feira.

Edifício Hélios (1895-1900) em Arte Nouveau pelo arquitecto holandês Gerrit van Arkel (1858-1918)


O portão para a beguinaria fica no passeio em frente a este edifício.



Sunday 11 August 2013

Na Cafetaria De Heerlijkheid


Hoje, na Cafetaria De Heerlijkheid em Almere, onde já não íamos há algum tempo.

Deliciosos, estes gelados! O meu foi o de maçã e canela.

As tostas e os sumos de laranja natural também são bons.

Em Almere Poort. Fica a dica.






A todos, uma boa semana!

Saturday 10 August 2013

Este ano, no achtertuin...


"... O tempo é algo que não volta atrás. Por isso, plante o seu jardim e decore a sua alma, Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ..."

 (William Shakespeare)

Ainda não vos tinha mostrado como ficou o nosso jardim...

A parte mais agradável foi a compra e disposição de flores, claro. ;-) Gosto imenso dos centros de jardinagem holandeses...



Já a limpeza do chão do quintal com a máquina de pressão e o olear manual da vedação deram muito trabalhinho (ver aqui)...


Mas ficámos satisfeitos com o resultado final: simples, agradável e funcional.... A ideia foi criar algo semelhante a um lounge, ou grande sala, com dois recantos para conversar e um outro para servir as refeições.

Neste recanto, optámos por petúnias na vedação e um vaso de dálias no chão entre duas cadeiras.




As petúnias, em pormenor...



 E as dálias...



No outro recanto, criámos um novo canteiro de rosas...

No ano passado, retirei toda a hera desta vedação e este ano, oleei -a. O meu marido fez o canteiro e plantou estas rosas, escolhidas por nós no Intratuin.





Ao lado, coloquei este vaso de dálias... :-)



Já no espaço de refeições...

Só duas singelas notas de decoração....O meu marido tinha-me dito que gostaria de ter uma casinha para passarinhos e um buda a decorar o jardim...

A casinha posicionei-a a dividir os espaços de refeição e de estar...



O buda, acompanhado de uma vela, no interior de uma caixa de vidro, encontrei-o na Blokker  e coloquei-o como centro de mesa, para efeitos decorativos.

E ficou assim...como disse, muito simples e harmonioso, como se queria...


O meu marido ainda colocou pedrinhas no canteiro do pinheiro para evitar que os gatitos dos vizinhos vão lá deixar as suas "prendas"...

O canteiro de rosas, ao fundo, também se tem portado bem...

Estes dois canteiros foram cá deixados pelos anteriores proprietários.



Espero que tenham gostado destes pequenos apontamentos.
E já sabem, alguma sugestão que queiram dar, por favor, disponham. ;-)

Deixo-vos, com as duas novas rosas, "Na Terra dos Sonhos", de Jorge Palma...:-)
Tenham um bom fim-de-semana!





"Se queres ver o mundo inteiro à tua altura, 
 Tens de olhar p´ra fora sem esquecer que dentro é que é o teu lugar. 
 E se às duas por três, vires que perdeste o balanço,
 Não penses em descanso, está ao teu alcance, tens de o encontrar. "

 (Jorge Palma, Na Terra dos Sonhos)

 

Thursday 8 August 2013

Para a Ana: Um Roteiro em Amsterdam


Espero que gostes/gostem... :-) 

Na noite do dia em que chegarem ...

Jantar no Sea Palace, se gostarem de comida chinesa, claro. Está aberto todos os dias até às 23 horas e fica na Oosterdokskade, 8, próximo da Centraal Station e junto à Biblioteca Pública de Amsterdam.

Passeio nos canais históricos de Amsterdam (apanham o barco junto à Centraal Station).

Ao regressarem, podem visitar o terraço da Biblioteca e apreciar Amsterdam à noite. Está aberta até às 22 horas e fica no número 143 da Oosterdokskade.

No dia em que visitarem o Rijks e o van Gogh na Museumplein....

Sugiro que no final dessa tarde, gozem um passeio pelo Vondelpark.

Neste dia, podem almoçar no van Gogh Museum e jantar no Bazar, uma antiga sinagoga convertida em restaurante islâmico, situado na mui famosa rua Albert Cuypstraat, no número 182. Sugiro que provem o Bizar Bazar de carne, uma das especialidades da casa. Encontram o menu em Português, no site e no restaurante. Convém telefonar a reservar. Se chegarem sem marcação, podem aguardar no bar.

No dia que visitarem a Sinagoga Portuguesa de manhã...

Almocem no Museu Judaico e visitem-no, pois vale muito a pena. Fica ao lado da Sinagoga.

A seguir à visita,  façam o caminho de descida até ao Singelgracht (canal Singel) e visitem o mercado das flores e a Igreja de São Francisco. Esta igreja fecha às Segundas e Sextas à tarde e nos restantes dias está aberta até às 17 horas.

Atravessem, depois, para o outro lado da rua e vão até à SPUI, uma praça famosa pelo seu mercado de livros e livrarias como a American Book Center.
No SPUI, há uma porta que vai dar ao pátio da Beguinaria, um óasis de sossego em Amsterdam. Está aberta todos os dias até às 17 horas.
De lá, podem seguir até à esplanada do Amsterdam Historisch Museum para tomar um café ou lanchar. Está aberta até às 17h45.

No dia em que forem visitar a Casa de Anne Frank...

Visitem também a Westerkerk, onde Rembrandt está sepultado e que fica ali ao lado. Esta igreja fecha aos Domingos, e aos Sábados, só está aberta até às 15 horas.

De seguida, podem almoçar na Pancake Bakery, na mesma rua, no número 191. Está aberta diariamente até às 21h30.

Seguidamente, atravessam a ponte para o outro lado, e estão num dos bairros mais amados de Amsterdam - o Jordaan. Aí, enquanto passeiam, podem fazer o seguinte:

tomar um café no T'Smalle;
saborear um geladinho italiano no Monte Pelmo;
lanchar/jantar uma pizza caseirinha e confeccionada com produtos de grande qualidade no La Perla;
ou lanchar/jantar no Moeders, um restaurante dedicado às mães (clica no link para veres no site, como é giro; se quiseres e achares graça, traz a tua fotografia para figurar na parede).

Se ainda tiverem uma manhã livre...

Aconselho vivamente uma visita a uma casa particular situada no Red Light District, no interior da qual, poderão ver a igreja onde a família celebrava os seus ritos religiosos de forma secreta,  num tempo menos favorável aos Católicos. Encerra às 17 horas e fica na Oudezijds Voorburgwal, 40.

Veel plezier in Amsterdam! Geniet ervan!

Diverte-te!!


Wednesday 7 August 2013

Serviços de Estética


E no seguimento deste post...

Serviços de Estética, Manicure, Pedicure e Massagens à mistura com Noites Vip e um pouco de Papiamentu... ;-)

Da mesma forma que acontece com os salões de cabeleireiro, a marcação com a manicure/pedicure é a regra geral, e somos atendidas à hora combinada. O café ou chá da praxe também é oferecido, assim que chegamos, e durante o atendimento, costumam perguntar se bebemos mais alguma coisa.

No entanto, no que toca a arranjos de mãos, já não estou tão satisfeita como estava em Portugal. Não é uma queixa só minha. Outras expats, de outras nacionalidades, queixam-se exactamente do mesmo. Até à data, e após experimentar diversos serviços, ainda o melhorzinho que encontrei foi na Soap Treatment, mas estou receptiva a outras sugestões.

O custo de um serviço de manicure parece-me muito superior ao praticado em Portugal (reporto-me ao ano de 2007, quando viémos). Cá, pago €35 e sem exfoliação de mãos. Em Portugal, costumava pagar entre €7 a €15, com serviço completo, muito mais bem feito e duradouro e podia escolher entre todos os vernizes da marca usada pela esteticista. Já aqui, nem sempre é assim, pelo menos, de acordo com a minha experiência.  Há salões, onde nos é dado a escolher entre um lote limitado de cores dos vernizes utilizados pela casa e, se queremos uma outra cor que nos agrade mais, mas que não faça parte do lote à escolha, temos de comprar o frasquinho do verniz. Não gosto disto, devo dizer.

Acho que continuo à procura "daquela manicure" que me deixa as mãos exactamente como gosto, sem ficar a pensar, que estou a pagar muito por um serviço de mediana qualidade comparativamente ao que tinha em terras lusas. A Soap Treatment tem, no entanto, uma particularidade que gosto muito - sobretudo porque não tenho jeito nenhum para pintar as unhas: posso lá voltar para pintá-las, até 2 semanas do serviço de manicure, sem pagar os €15 da praxe. Basta ter o cartão da casa.

Estes são os valores da Soap para os serviços de estética mais comuns:

Manicure completa: €40
Pedicure completa: €50

Depilação:

Axilas: €19,50
Bikini:€19,50
Buço:€14,50
Perna completa: €35

Uma vez que tenho em conta a diferença de preços e a relação preço/qualidade, não faço tudo no mesmo salão. Na Rituals, por exemplo, a pedicure completa fica em € 39 e a depilação do buço em €10. Mais em conta, portanto. Só ter em atenção que, de acordo com as normas da casa, no caso de cancelamento com menos de 24 horas de antecedência, é devido 50% do custo do serviço marcado

Enquanto que em Portugal, costumava fazer tudo uma vez por mês (excepto a pedicure, que só fazia e continuo a fazer uma vez por ano, pois costumo tratar dos pés em casa com os produtos da Rituals), actualmente, já não é bem assim. No caso do serviço de manicure, prefiro uma versão mais barata da Soap, de €35 (sem exfoliação das mãos) e a depilação faço em casa, excepto o buço, que trato noutro salão, onde estou a seguir um tratamento de Epil Free para enfraquecimento do pêlo.

No que toca a massagens, gosto de ir ao City Spa da Rituals, sobretudo no Inverno. O preço médio de uma massagem corporal é de €75. Geralmente, faço uma por ano, em Janeiro, quando os dias são muito curtinhos, pois sinto que me ajuda a prevenir o Winter Blues. Tudo o que signifique aumentar o nosso nível de bem-estar nessa altura do ano, é de aproveitar, seja ouvir músicas mais alegres ou mais relaxantes, vestir roupas mais coloridas, decorar a casa com apontamentos de vermelho e velas aromáticas, etc. 

No Inverno, também gosto particularmente, de ir às Vip Avonden (Noites Vips) da Douglas, onde costumo comprar os meus/nossos perfumes. Há visagistas disponíveis (e de graça) para nos maquilharem e nos aconselharem quanto ao que nos fica melhor e favorece, há descontos nos produtos, há sorteios de gôndola, há bebidas e hors d'oeuvres do Chez Alexander (restaurante situado aqui em Almere) a circular e até um cantor para animar a noite. Passam-se uns momentos agradáveis e divertidos (e no quentinho), enquanto se vê a neve a cair lá fora...

Agora, o pequeno apontamento cultural da minha última ida à manicure...

A A., a manicure que me atendeu desta vez, é do Curaçao, uma ilha das Caraíbas, que faz parte do Reino dos Países Baixos. Ela interessa-se por língua portuguesa, uma vez que se expressa em Papiamentu, sobretudo quando está em privado.
Eis, então, as expressões similares ao Português que aprendi com a A., durante a nossa curta, mas interessante conversa:

bon dia! (Bom dia!)
bon tardi! (Boa tarde!)
por fabor! (Por favor!)
di nada! (De nada!)
man (mão)
pan (pão)
awa (água)
bon (bom)
sapatu (sapato)
pia (pé e perna)
uña (unha)

Giro, não foi? ;-) Não ia a contar com esta....:-)


Monday 5 August 2013

Ainda em Hoorn...


Ainda em Hoorn...

O Ijsselmeer






"Em silêncio trocámos segredos e abraços
Inscrevemos no espaço um novo alfabeto 
Já passaram mil anos sobre o nosso encontro 
Mas mil anos são poucos ou nada para a estrela do mar."

(Jorge Palma, Estrela do Mar, 2004)



Em Hoorn


"There's such a lot of world to see..." (Moon River, Henry Mancini, 1961)

Uma vila a não perder, Hoorn...

Julianapark

No centro da vila....







Passeio a pé junto ao Ijsselmeer...



De Hoofdtoren, o restaurante onde jantámos...








A Marina...







Sunday 4 August 2013

Mexilhões da Zelândia, mas à Portuguesa...


Uma das comidas mais típicas do Verão holandês: mexilhões Prins, da Zelândia.
Nós fazemos ao natural, com coentros, cebola e um pouco de azeite. Dez minutos ao lume e já está.
Já os holandeses costumam acompanhar com cenoura, aipo e alho-francês...e uma taça de batatas fritas, claro. ;-)
Bom Domingo!


Saturday 3 August 2013

No Cabeleireiro


E no seguimento deste post...

Sempre gostei de cuidar de mim, mas, desde que vim para os Países Baixos, que estou ainda mais atenta ao meu aspecto, sobretudo, no Inverno, quando é tão fácil ficarmos mais tristes ou deprimidos e a "trepar pelas paredes", devido à falta de luz solar e ao frio, que podem durar muitos e longos meses. Cuidar de nós é fundamental para ajudar a manter o bom humor, a cabeça erguida e o olhar mais vivo, mais luminoso. Mas nada de ilusões; os quase 43 anos e a "dança" das hormonas já se começam a fazer notar: estou mais gordinha, tenho alguma celulite, começam a aparecer os primeiros vincos na testa... Este frio envelhece muitíssimo, sobretudo as mãos. Assim sendo - agora que já destruí qualquer ideia que pudessem ter quanto à possibilidade de ser uma bombshell -, vamos prosseguir com o propósito deste post...;-)

A partilha da minha experiência com os serviços de estética deste país situado abaixo do nível do mar...

No Cabeleireiro

Sempre tive muito orgulho do meu cabelo. De um castanho dourado muito bonito, muito farto, volumoso, comprido, fez, por isso, muitas vezes, as delícias dos cabeleireiros de quem fui cliente. No entanto, os primeiros cabelos brancos apareceram cedo, há quase 20 anos, tinha eu 23 anos. Sabia que ia ser assim, pois as mulheres que me antecederam, da família da minha avó materna, tiveram cabelos brancos muito cedo. Em Portugal fazia low lights e só comecei a pintar totalmente, aqui, na Holanda, resolvendo apostar no preto para condizer com as sobrancelhas que herdei do meu pai e fazer contraste com a pele branquinha que herdei da minha mãe. Mas, ao contrário do que tinha sido avisada, em Portugal, sobre os cabeleireiros holandeses, "que não seriam lá essas coisas", estou satisfeitíssima com a(s) minha(s) cabeleireira(s). Aliás, ir ao cabeleireiro na Holanda tem-se revelado uma experiência altamente prazerosa (se não pensarmos nos custos, claro!).

"Quer beber alguma coisa?"

Ao chegar ao salão, cumprimento, claro, com um "Hallo! Goedemiddag!" (Olá! Boa tarde!), relembro ao que venho e sou convidada a sentar-me. É neste momento, que ocorre algo muito típico destas bandas quando vamos a algum lado e temos uma marcação: perguntam-nos se queremos beber alguma coisa ("Wil je iets drinken?"*). Os holandeses gostam muito de expresso e cappuccino e subentende-se que a pergunta se refira especialmente a estas duas bebidas. Eu peço sempre um expresso - o qual virá provavelmente acompanhado de uma bolachinha - e nunca cappuccino, porque não aprecio. A oferta de algo para beber foi a primeira diferença que notei em relação aos salões de cabeleireiro que frequentei em Portugal (e que eram bons, note-se!), embora acredite que haja salões onde esta prática também seja comum. Algo que aprecio igualmente é o oferecimento de sumos, chá ou café durante o tempo em que estamos a ser atendidas. Na última vez que lá estive, bebi 3 sumos (geralmente só bebo 1). Acontece que estava muito calor e houve um cuidado extra com os clientes...

O Agendamento 

Alguns momentos depois de chegar ao salão, sou chamada para ser atendida - ou seja, afspraak is afspraak. Combinado é combinado e os holandeses são conhecidos pelas suas capacidades de organização, respeito pela pontualidade e quase devoção da agenda. 
Ao marcar a ida ao cabeleireiro, devemos informar claramente ao que vamos: só cortar, cortar e fazer brushing e/ou pintar. A cabeleireira poderá, assim, organizar a agenda da forma mais rigorosa e eficiente possível, evitando tempos de espera para os respectivos clientes.
Verdade seja dita, que nestas paragens, nunca fiquei "horas esquecidas" na cabeleireira, à espera de ser atendida...Nem muitas, nem poucas, uma vez que não se trata de chegar e esperar pacientemente pela nossa vez. Embora, também, já lá tenha ido sem marcação. Nesse caso, pergunto se têm tempo disponível naquele dia para aquilo que pretendo e a que horas. Às vezes, fico, outras saio, vou tratar de assuntos pendentes e regresso.

Pentear com Secador ou Não?

Para mim, dizer que venho para cortar o cabelo, sempre significou os actos de lavar, cortar, e fazer brushing, menos pintar. Daí que, no início, me tivesse feito confusão quando me perguntaram se eu queria secar e pentear com o secador, questão, que para mim, não fazia qualquer sentido, pois se ia ao cabeleireiro era para sair de lá com o cabelo arranjado. Além de que, vir com o cabelo molhado para a rua no Inverno não dá jeito nenhum, e sendo o meu cabelo muito farto e revolto, um brushing deixa-o sempre mais bonito. Segundo percebi, a cabeleireira pergunta se o/a cliente quer fazer brushing, não só para organizar melhor a sua agenda, mas também porque o acto em si encarece um bocado o serviço. Acredito que haja também quem prefira secar ao natural ou tenha outras preferências de stilyng.

Os Custos

Os custos de um salão de cabeleireiro médio aqui são superiores aos praticados em Portugal (refiro-me, obviamente, aos custos que conheci em 2007). Se eu quiser lavar, cortar, secar, pentear, pintar e somar o custo dos produtos como o shampoo, o amaciador, a tinta, o óleo para as pontas e a laca, gasto aproximadamente €125. Imaginam o susto que levei na primeira vez...No entanto, tenho de fazer aqui uma ressalva: costumo pagar pela pintura €60 (e não €45), devido aos €15 pela dose extra de tinta, pois, como já referi, o meu cabelo é muito farto. O preço do penteado com secador ronda os €30. Se subtraírem estas duas parcelas, o custo total será de €80 e não de €125. Claro que conseguem encontrar salões com preços mais em conta. Eu tentei outros, mas como não vim satisfeita, acabei por optar por este. Além de que, já me conhecem, aos meus gostos e preferências. Desta última vez, por exemplo, pedi para me retirarem volume e comprimento ao cabelo, por causa do calor que se tem feito sentir, e o corte ficou muito bom. O cabelo assenta bem todos os dias. Este salão usa produtos de qualidade, da SP Wella - que são um pouco mais caros e isso, obviamente, reflecte-se no preço final. Mas, lá está, como continuo a usá-los em casa e tenho um bom secador, só costumo ir à cabeleireira de 3 em 3 meses para cortar e pintar...e fazer brushing, claro! ;-)

(continua...)

* "Wil je iets drinken?" é a expressão utilizada quando se trata o cliente por "tu", como é no meu caso. "Je" quer dizer "Tu"; se fôr "o senhor" ou "a senhora", utiliza-se "U", e neste caso, será "Wilt u iets drinken?".

NB: A partir deste post, vou passar a incluir informação sobre o custo de vida por aqui, dado que tenho recebido alguns emails a pedir-me informação desse teor.

Friday 2 August 2013

34 graus!


Estão 34 graus! 34...

Hoje acordei "adesivada" ao meu marido. Ao afastar o meu braço do dele, senti como se estivesse a tirar um adesivo (doeu!). Já podem calcular como vamos de humidade e transpiração por aqui. Mais fresco, please! Mais fresco!

Mas vá lá, as cortinas em blackout já estão encomendadas. Que cheguem depressa para podermos dormir melhor!! E precisamos de comprar uma coluna de ar, também. Sou uma Zombie a derreter!

Nas últimas semanas, tenho andado a trabalhar para as olheiras, decididamente! Tenho tido dificuldades em dormir por causa do calor e da humidade. Não me lembro de outros Verões assim...A roupa por passar a ferro acumula-se...Com este calor, nem pensar!

Diz que amanhã, vão estar 25 graus. Assim seja!