Monday 25 November 2013

43 em Aachen


Aachen, Alemanha 
21, 22 e 23 de Novembro de 2013

Eu costumo voltar aos sítios onde já fui feliz e um deles é a cidade de Carlos Magno. Estivemos lá, pela primeira vez, em 2008, para festejar os meus 38 anos. Depois, seguiram-se mais duas visitas, uma das quais, em 2009, com a minha mãe. E agora, fomos lá novamente, desta vez, para festejar os meus 38 mais 5. ;-)) Os meus 43 anos, pois... ;-)) Saímos daqui, no final da tarde do dia 21 (data do meu aniversário) e o Mercado de Natal abriu no dia seguinte, a 22 .


Aachen voltou a encantar-me como da primeira vez, e da segunda e da terceira....

pela História...

(interior da Catedral, a mais antiga do Norte da Europa)







pelas lojas de comércio tradicional, como esta de cachimbos e tabaco...


pelo bom gosto no trajar e, sobretudo, pela simpatia das pessoas.

No entanto, este ano, não pude deixar de reparar num número significativo de pedintes nas ruas, os quais contrastavam com o ambiente de luxo, discreto e subtil, que, me parece, caracteriza a cidade.

No que toca ao Mercado de Natal, estava vibrante como sempre, com muita gente e era difícil conseguir fotografar como deve ser.




Contudo, este ano, pareceu-nos haver menos bancadas com peças natalícias artesanais, como bolas de vidro pintadas à mão ou pirâmides esculpidas em madeira. Sinais da crise?...


Junto ao Mercado de Natal e à Câmara, fica o restaurante Postwagen/Ratskeller, onde jantámos pelos meus 38 anos e voltámos agora para tomar uma saborosa cerveja preta com forte sabor a cevada, a Köstritzer, que, já agora, a título de curiosidade, era muita apreciada pelo escritor Goethe.





Ali perto, fica também, o belíssimo edifício da pastelaria Aachener, onde tomámos sempre o nosso pequeno-almoço e matei saudades de um verdadeiro ambiente de pastelaria.
O edifício tem elevador  para o primeiro e segundo andares, o pessoal é muito simpático, o ambiente muito acolhedor, a pastelaria, gulosa, é caseira. E o pequeno-almoço sai mais em conta que tomado no hotel. 



Detalhe do edifício da pastelaria, logo à entrada.



À noite, especialmente, vale a pena ver as montras,



sendo que, a imagem de marca da cidade são as bolachas Printen.



Mas, o melhor é voltarmos ao passeio...;-) e apreciar, por exemplo, mais figurinhas tradicionais do Natal por estas bandas... 

Estes bonecos que representam diversas profissões, por exemplo: o lenhador, o caçador, o pastor, o relojoeiro, o construtor de brinquedos, etc....



Claro que a visita não ficaria completa sem uma caneca de glühwein, que sabe tão bem quando está frio...



e que gosto muito de acompanhar com uma salsicha no pão. Delicious! Não esquecendo, depois, como sobremesa, uma Apfelstrudel. Sim, eu sou um bocadinho gulosa, eu sei. ;-))

Desta vez, no entanto, o passeio até Aachen trouxe uma novidade: uma duo-massagem nas Termas Carolus. Excelente ideia do meu marido, tendo em conta o que temos trabalhado aqui em casa e que sabe o quanto gosto de massagens! A nossa durou uma hora e o óleo escolhido foi o de alecrim. Maravilha! Gostei especialmente da massagem ao rosto, que me soube pela vida! No final, ainda tivemos direito a um chocolatinho e um chá. Bem bom! Só um lembrete: os roupões e as toalhas não estão incluídos no preço, por isso, das duas, uma: ou levam uma toalhão convosco, ou pagam 4 € por um. Convém também levar uns chinelinhos, e assim já podem atravessar os corredores que vão dos balneários até ao Spa.

Espero que tenham gostado deste pequeno tour à cidade da mãe de Anne Frank. Aachen fica junto à fronteira da província holandesa de Limburgo e a 2h30 de Almere.


13 comments:

Sami said...

Parabens atrasados Sandra. Bela viagem. Tambem gostava imenso dos mercados de Natal da Alemanha, e o Gluwein....que maravilha num dia frio!

APS said...

Sem massagens, andei por lá, aqui há um ano atrás.
Saudades...

APS said...

E os meus parabéns!...Atrasados...

Os olhares da Gracinha! said...

Um belo passeio com cheirinho a Natal e festa!
Obrigada por partilhar tais momentos connosco!
Boa semana!

GL said...

Então não havia(mos) de gostar?

Tantas coisas bonitas, tantas.
E são as figuras natalícias, e os bonecos a representar profissões (ainda existentes? Aqui há muitas que desapareceram.)e os cachimbos. Ai os cachimbos!
E é a delícia das massagens, e as pastelarias super gulosas, e...
Já agora, qual a composição dogluhwein?

Não fora a diferença (uma praga!) entre ricos e pobres, e tudo seria perfeito.

Beijinho e, muitos, muitos parabéns.

Presépio no Canal said...

Obrigada, Sami! :-) Quem sabe ainda volta lá...Agora com a família a vir para Amsterdam...;-) Beijinho.

Presépio no Canal said...

Obrigada, APS! :-) Aachen é uma cidade especial. Não são de admirar, as saudades...

Presépio no Canal said...

Obrigada, Maria da Graça! :-) Foi um gosto! Boa semana para si, também! Beijinho.

Presépio no Canal said...

Obrigada, GL! :-)) O glühwein é vinho tinto quente com especiarias. Se clicar no link respectivo do post, encontra mais informação. :-)
Beijinhos!

Ceres said...

Muitos parabéns :-)

Também já andei por esse mercado de Natal durante a minha estada na Holanda e ao ver as tas fotos revivi esses bons momentos!

Beijinhos grandes

Presépio no Canal said...

Obrigada, Ceres! Que bom que gostaste! :-) Entretanto, se houver algum outro que queiras aconselhar, sou toda ouvidos ;-) Conheço poucos... Além de Aachen, conheço os de Bona, Erfurt, Regensburg e Munique.
Beijinhos grandes também para ti!
:-)

Margarida Elias said...

Que maravilha de passeio! Gosto muito de Aachen - só lá fui uma vez. A cidade é muito bonita e gosto imenso do artesanato alemão. A catedral é uma verdadeira jóia. Foi mais um belo post! Muitos beijinhos e, mais uma vez, PARABÉNS!!!

Presépio no Canal said...

Obrigada, Margarida! :-) Lembrei-me de ti quando estivémos lá e comentei com o meu marido que já tinhas visitado a cidade e gostado muito. Ele acrescentou logo que tínhamos de fazer o roteiro das histórias infantis que tu enviaste. ;-))
Muitos Beijinhos!!