Tuesday 23 July 2013

Citologias e Ecografias Pélvicas


Há muitos anos que faço citologias anuais para despiste do cancro do colo do útero. Até vir para cá, confesso que nunca me me tinha passado pela cabeça, fazer uma citologia que não fosse com o/a ginecologista. Daí, a minha surpresa, ao aperceber-me, que nestas paragens, os clínicos gerais fazem citologias. No início, fiquei um bocado desconfiada, e lá deixei, um pouco a medo. Mas, exceptuando no ano passado (quando me calhou na rifa, uma médica com a qual o meu santo não bateu), correu sempre bem. No entanto, desde que sou acompanhada cá, tenho andado com uma dúvida: em Portugal, os médicos de família também costumam fazer citologias? Se calhar não me apercebi, por associar esse exame à minha consulta anual de ginecologia...

Vem esta nota a propósito de, ter feito, ontem, a minha citologia anual com o meu GP (clínico geral). O próximo passo será telefonar daqui a 10 dias para saber o resultado do exame e, depois, em finais de Setembro, ir, então, à consulta de ginecologia fazer a ecografia com sonda vaginal. Nunca fiz de outra maneira, cá, mas na clínica onde costumava ir, em Lisboa, fazia à moda antiga, com gel na barriga. No entanto, sabia, claro, que a prática com sonda já era muito comum, mas o hábito de ir ao mesmo sítio, anos a fio, acabava sempre por se impôr. Ainda cheguei, em terras lusas, a fazer com sonda, por duas vezes, quando as circunstâncias exigiram um método mais preciso e rigoroso de diagnóstico, mas foi só.

8 comments:

Margarida Elias said...

Ora aí estão umas coisas que faço e detesto fazer... Acho tão invasivas, mas necessárias, evidentemente. Os Holandeses devem ter razão... bjns!

GL said...

Penso que não, mas sem certezas. A sonda vaginal sim, é muito comum.
Um "segredo"? O meu santo raramente se entende com médicas, e por uma razão muito simples: é que - salvo honrosas excepções - tendem para o narizinho arrebitado, o que me irrita sobremaneira.

Beijinho.

Presépio no Canal said...

Margarida, da minha experiência, aí e cá, creio que nós, mulheres, em Portugal, fazemos citologias com mais frequência. Acho que somos mais cuidadosas a esse nível. Tal como tu, não gosto de fazer - é um exame muito invasivo, como dizes e bem - mas aqui, tenho feito com espéculo de plástico, mais confortável, e posso escolher a medida, porque há uns maiores que outros. O resto é perícia médica. Com este médico correu muito bem, mas no ano passado, fiquei mal-disposta e o exame ficou mal feito e foi inconclusivo (nunca tal me tinha acontecido).
Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Também prefiro ginecologistas homens (exceptuando o primeiro que me calhou aqui com quem só tive uma consulta). Mas de uma forma geral, acho-os mais cuidadosos e gentis. Falam baixiinho, dizem umas piadas e entretanto, o exame está feito. ;-)) Tenho falado com amigas minhas que têm exactamente a mesma opinião. A minha comadre, por exemplo, diz que nem se apercebe do exame.
Beijinho.

Angela said...

Ainda nao cheguei a fazer nenhuma citologia ca pois tinha-a feito pouco tempo antes de me mudar para a Holanda, por isso nao estou muito familiarizada como processo por estes lados.
Mas respondendo a tua pergunta, tenho conhecimento que os medicos do centro de saude em Portugal (o chamado "medico de familia") podem sim fazer as citologias durante a consulta de rotina. Apenas sei disto porque a minha mae passou a faze-las com a medica de familia. Mas parece-me que e daquelas coisas que, se nao abrirmos a boca para perguntar, ninguem informa que temos direito a tal exame.

Presépio no Canal said...

Obrigada, Ângela. Tenho andado com esta para perguntar quando vou a Portugal - tenhos enfermeiras na família e médicos amigos - e esqueço-me sempre...

Joana said...

Ola, nas consultas de planeamento familiar dos centros de saúde faz parte da rotina fazer uma citologia. Quanto à ecografia com sonda vaginal eu sò fiz desse tipo em Portugal, ate pensei que as do gel na barriga fossem para gravidas (ingenuidade a minha...)

Presépio no Canal said...

Olá, Joana. Tens razão. Não me lembrei das consultas de planeamento familiar nos centros de saúde (eu ia à ginecologista no privado). Cabeça a minha...