Monday 23 March 2009

Huisvuil (Lixos)

Há algum tempo que tenho andado para escrever sobre o tratamento dos lixos em Almere, em particular, e nos Países Baixos, em geral.

Uma das diferenças que encontrei em relação a Portugal (Lisboa), foi a separação dos vidros de acordo com a cor de cada um:
wit (branco, ou melhor, transparente);
bruin (castanho);
groen (verde);

From Coisas Minhas


No caso das garrafas de cerveja, devem ser devolvidas no supermercado que, por sua vez, nos devolve o respectivo depósito.

Uma outra diferença em relação a Portugal (Lisboa), foi esta peça oval...

From Coisas Minhas


...que ao passar pelo ponto luminoso, abre os contentores do lixo:

Papier (Papel)

From Coisas Minhas


GFT (Groene, Fruit, Tuinafval) Verduras, Frutas, Detritos do Jardim

From Coisas Minhas


Rest (O Resto)

From Coisas Minhas


Ainda não encontrei nenhum recipiente específico para colocar plásticos. As garrafas de água da SPA (a marca que mais gostamos) colocamos num contentor próprio do supermercado. O depósito (statiegeld) vale como desconto nas compras, bastando para isso, apresentar o respectivo talão (bonnetje) :)

As pilhas também são deixadas em contentores específicos nos supermercados.

Para recolher móveis velhos (como aqueles que a senhoria deixou cá), basta contactar com a Stadhuis (Câmara) e combinar o dia em que devemos deixá-los junto aos contentores. Foi o que fiz por diversas vezes.

Já os electrodomésticos velhos foram levados no acto da entrega dos novos. Contudo, só no caso do frigorífico, nos falaram na ecotaxa de € 17 (verwijderingsbijdrage). A máquina de lavar-loiça já foi comprada no Media Markt e aqui ninguém nos falou da possibilidade de pagar mais um "x" para nos desfazermos ecologicamente da peça.

Os computadores, impressoras e scanners velhos, muitas vezes, até esquecidos na arrecadação, devem ser recolhidos pela ICT Milieu, com a qual podemos contactar através do telefone 0348 493 640. No nosso caso, como desconhecíamos este serviço, deixámos junto aos contentores.

Finalmente, se houver roupa usada para dar, podemos contactar a KICI (através do número 0800 022 80 90) que as distribui de forma caritativa pelas diversas causas que abraça.
Parece-me que vou telefonar um dia destes, depois de dar a volta às gavetas nesta mudança de estação...:)

4 comments:

Skywalker said...

Pois é . Parece-me que em relação à reciclagem, principalmente dos plásticos, Portugal está mais avançado. já há uns anos que se pode recicler embalagens de igurtes e manteiga e oleos.
Também nunca vi aqui na Holanda recolha para metais e pilhas.

Beijokas

Presépio no Canal said...

Mas parece que está aí qualquer coisa na forja para os plásticos com um boneco cor de laranja...mas não sei muito mais..??
Mas onde eu senti que Portugal também bate aos pontos é no Multibanco :)
Aqui é muito rudimentar :( é uma seca, só podes levantar dinheiro e ver o saldo ...
Viva Nós! ;)

Anonymous said...

o multibanco em portugal esta mais avancado porque foi introduzido mais tarde. mas e super irritante ter de esperar quando alguem esta a pagar um rol de contas.

ao contrario internetbankieren, fazer tudo atraves do banco e pela internet bate portugal aos pontos e e muito mais confortavel e seguro do que na rua numa caixa multibanco.

eu faco tudo via internet. tambem nunca vi o disparate de filas nos bancos como em portugal e nunca fui a uma reparticao de financas. mais uma vez tudo via internet. e mesmo quando durante o ano ha que fazer correcoes aos impostos declarados a fim de beneficios fiscais (casa e creche) e tudo tao automatizado e rapido que no fim do mes as contas e o dinheiro a receber batem sempre certinho...

enfim uns umas coisas melhores outros outras...

jinhos

Presépio no Canal said...

Lá isso as contas, é uma verdade!
Bate sempre tudo certinho!