Thursday 14 August 2008

Gefeliciteerd met jouw verjaardag!

O meu marido fez anos e eu preparei-lhe um aniversário neerlandês com o maior carinho

Comprar o presente. 
Ofereci-lhe uma caixa de piquenique que ele andava a namorar há muito tempo.
Esta caixa é muito romântica, destina-se exclusivamente a piqueniques a dois. Tem dois pratos e duas canecas de louça, um saca-rolhas e faqueiro.
Nos Países Baixos, os presentes não costumam exceder os 20 euros. O meu excedeu um bocado, mas foi uma boa relação qualidade/preço. Os neerlandeses não gostam de ostentação. Os presentes mais comuns são livros, cds, flores, uma caixa de chocolates ou um postal com uma nota de 20 euros.
Os nossos vizinhos, por exemplo, ofereceram dois bouquets de girassóis e um postal muito bonito com a seguinte frase: “Dit lijkt een kaart...maar `t is een heel klein feestje ter ere van jou”, ou seja, “Isto parece ser um cartão, mas é uma pequena festa em tua honra”.
Nos Países Baixos, fica muito mal esquecer o aniversário de alguém.
Os Neerlandeses costumam colocar atrás das portas do wc um calendario onde se anotam as datas de aniversário dos familiares e dos amigos.

Comprar flores
Vi um bouquet multicolor de 25 gerberas, achei-as lindas e o meu marido adorou-as, elogiando-as por diversas vezes.

Comprar um Vlaai para Bolo de Aniversário
O Vlaai é um bolo típico do Limburgo, província do sul. A capital é Maastricht, onde se realiza o Carnaval mais famoso dos Países Baixos. O Limburgo é uma província maioritariamente católica (veja-se o culto a São Sérvulo, por exemplo). A comida tem fama de ser mais elaborada (estilo borgonhês).
O Vlaai é vendido nas lojas MultiVlaai. A primeira vez que o meu marido provou Vlaai foi no local de trabalho.

Convidar os vizinhos para um “kopje koffie” (um café) e uma fatia de bolo
As festas de aniversário neerlandesas centram-me mais no convívio do que nas comezainas.
Geralmente o aniversariante oferece um café, chá ou sumo junto com o bolo de aniversário ou uma torta. Ao contrário de nós, não têm o hábito de fazer tudo e mais alguma coisa: pudim, gelatina, mousse, arroz-doce, bolos disto e daquilo, sandes de queijo e fiambre, etc. Também não é hábito alugar espaços para festejar ou oferecer almoços/jantares. Fundamental é a celebração da vida da pessoa, o convívio e a partilha. As crianças costumam partilhar docinhos com os amiguinhos na escola.

Esta modéstia, discrição e tónica na espiritualidade da celebração: lembrar o aniversário do outro, centrar a celebração no convívio e na partilha de momentos de conversa, ter o cuidado de partilhar e celebrar com os colegas de escola ou de trabalho, e o hábito de felicitar também os familiares do aniversariante.


No comments: