Friday 4 July 2008

goedkoop/duur ou barato/caro

"Goedkoop"(se traduzirmos à letra quer dizer boa compra)significa "barato" em português.

"Duur" significa "caro" e faz lembrar a palavra "duro".

Fácil de memorizar.

Na minha opinião, os holandeses lidam com o dinheiro de forma muito científica.

Eles não gostam de alardear que compram coisas caras, eles gostam de dizer que fizeram bons investimentos comprando qualidade com descontos ("korting"), em promoções ou saldos.Aproveitam tudo.Utilizam todos os cupons de descontos, gostam de receber brindes.Conseguem ser muito consumistas(estão constantemente a comprar) e ao mesmo tempo conseguem poupar.


Eu gosto desta filosofia de comprar com qualidade e medindo os custos.

Por isso,eis algumas sugestões "goedkoop":

Para quem gosta de coleccionar séries de televisão ou ter determinados filmes em DVD e domine a língua inglesa, vale a pena fazer um pequeno investimento.

Nós comprámos na Vanleest, "The Jane Austen Collection" (7 DVDS)por 19.99€ e com as seguintes séries:
Pride and Prejudice (com o Colin Firth);
Mansfield Park;
Emma;
Sense and Sensibility;



Na Blokker, chegámos a comprar um conjunto de 5 filmes por 10€.Entre eles, destaco:
"Varian`s War" com o William Hurt (interpreta Varian Fry que ajudou artistas judeus a escapar à Alemanha Nazi);
"The Count of Monte Cristo" com Richard Chamberlain;
"The Mission" com Robert de Niro,Jeremy Irons e Liam Neeson e a excelente música de Ennio Morricone;

Numa outra loja, comprámos por 4 euros "Les Misérables", baseado no romance de Victor Hugo, com o Liam Neeson;

Na mesma loja onde comprámos a série da Jane Austen, a Vanleest, comprámos os três filmes "The Godfather" do Francis Ford Coppolla por 21 euros;

Uma caixa com os três filmes sobre a Imperatriz Sissi (interpretada pela Romy Schneider) custa 10 euros;

Tudo isto está bem à vista;não tenho de andar a remexer num carrinho fundo à procura de algo específico que muitas vezes até nem encontro.

Também é muito comum,tal como em Portugal, encontrar aquelas séries televisivas que tanto gostamos:A Casa na Pradaria,o "Allô, Allô" e o "Poirot".

Cada "season" ou série(mais ou menos 7 DVDS) custa 12,5€.

As promoções são constantes quer nos filmes antigos, quer nos mais recentes.

Podem encontrar quer no Media Markt, quer nas videotecas.

Onde também podemos fazer boas compras, é nas Lojas De Tuinen (Os Jardins).

Estas lojas vendem produtos de beleza e medicamentos naturais e não flores e material de jardinagem como eu inicialmente pensava.Sem comentários!

Podem aceder aqui.Durante esta semana, os descontos vão até ("tot") 75% e posso dizer que os preços base já são moderados!!! Experimentem passar por lá quando vierem cá.

Em Portugal, como sabem, as ervanárias são "carotas".Mas aqui, os produtos naturais são em conta.

Por exemplo, comprei,por 8 euros, um boião de creme do Mar Morto.

Conforme já vos contei, a minha pele tem-se ressentido com a água daqui. Já não tenho comichões, mas noto que está mais seca. Dizem que é normal e já me perguntaram se o cabelo começou a cair e se eu já reparei que os holandeses tendem a ficar calvos. Tudo por causa da qualidade da água. "Toma cuidado e toma banho de creme" foi o que me disseram.Podem crer que estou a seguir o conselho!

No comments: