Friday 13 June 2008

HelicoBacter Pylori


Há tres semanas, fiz um exame bacteriológico para apurar se tinha uma bactéria no estômago. Confirmou-se a suspeita: a Helicobacter Pylori estava cá. Esta bactéria pode causar cancro no estômago, sobretudo em pacientes com histórico familiar de cancro como o meu - o meu pai faleceu devido a um cancro no esófago e o meu avô devido a um cancro no estômago -  e se não fôr tratada atempadamente O médico de famíla  receitou-me Pantopac . Disse-me para tomar seis comprimidos por dia durante uma semana (3 de manhã e 3 à noite).

Acontece que este medicamento tem amioxilina, uma "prima" da penicilina, à qual sou alérgica. Os efeitos secundários - diarreia, fadiga, diminuição das capacidades cognitivas como redução da memória e lentidão de pensamento - não se fizeram esperar. Nada conveniente quando se tem que viajar 3 vezes por semana e se está a aprender uma nova língua e em época de testes...

Além disto, como se nao bastasse, sofri uma reacção alérgica fortíssima, após o final do tratamento: manchas vermelhas nas pernas, nos braços, no tronco, nos pés e nas mãos. Tive que faltar a uma aula, pois não aguentava a roupa. Além de que, não conseguia dormir por não suportar encostar-me aos lençóis. Em vez de tomar Pantopac, devia ter tomado um medicamento com metronidazole, isso sim

Se quiserem saber mais sobre a amioxilina, cliquem aqui e vejam fotografias sobre a reacção alérgica.
.
Neste momento, já estou um pouco melhor, Graças a Deus!

Mas como é que isto aconteceu, perguntam....

Quando me inscrevi no centro de saúde, registei num formuláiro que sou alérgica à penicilina e ao diclofenac. Segundo me apercebi agora, essa informação não foi passada para o computador. Confiante que a informação estava registada informaticamente, não alertei o médico na altura da prescrição. Verdade seja dita que ele também não me perguntou se eu era alérgica à penicilina ou não...

Conclusão: sempre que me receitarem seja o que fôr, seja perguntado ou não, tenha escrito ou não, direi sempre ao que sou alérgica.

Viver e aprender...ah, pois é!

No comments: